Praias


Maresias – Bem antes da construção da Rio-Santos em meados dos anos 70, Maresias já tinha sido “colonizada” pelos surfistas. A fama da praia só foi crescendo e hoje, em seus cinco quilômetros de orla, o que se vê é o maior desfile de jovens corpos sarados por metro quadrado. Achar um lugar na areia durante o verão é tarefa das mais difíceis. As famílias ainda encontram um reduto mais tranquilo no canto norte da praia, onde as ondas são um pouco mais mansas. Entre 18h e 22h, Maresias aquieta-se. Porém, no final da noite, a juventude ruma para as duas baladas mais disputadas do Litoral Norte, Sirena e Morocco, que literalmente param o trânsito na Avenida Francisco Loup e na Rio-Santos. A balada só termina com o nascer do sol.

 

Barra do Una – É uma espécie de capital naútica de São Sebastião. Na desembocadura do Rio Una estão os coloridos barcos e lanchas que fazem passeios até a Ilha de Montão de Trigo, Ilha das Couves e As Ilhas. De lá partem os caiaques que desafiarão as escuras águas dos Rios Una e Cubatão. Quem finca o guarda-sol na areia encontra na Barra do Una uma praia levemente inclinada, com ondas moderadas.

 

Paúba – Repleta de casas de veraneio e point das famílias, só não é imensamente tranquila porque fica a apenas três quilômetros da badalada Maresias, ou seja, quem não consegue achar um lugar na areia da praia vizinha ruma para Paúba. O mar quase sem ondas convida a um banho relaxante.

 

Santiago – Com areia fina e água clarinha, a praia de tombo é pouco frequentada – os donos das casas de veraneio desfrutam dessa faixa de areia quase exclusiva durante a maior parte do ano. Do lado direito podem surgir boas ondas para surfe.

 

Toque Toque Grande – Tranquila, é menor que Toque-Toque Pequeno – curiosamente, os nomes das duas praias não referem-se às suas extensões, mas ao tamanho das ilhas que ficam em frente. Os costões e a Ilha de Toque-Toque Grande são ótimos pontos para mergulho e pesca.